Tecnologia a favor das cidades

Entenda como os robôs podem ajudar a melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida da população

Em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a rede de saneamento básico chega a 94% da cidade. Instalada na década de 80 esta rede de coleta já não suporta a carga em altas temporadas, além de possuir inúmeras ligações clandestinas.

Na maioria dos casos essas redes clandestinas de esgoto estão ligadas na rede pluvial e não são encaminhadas para tratamento. O rejeito é levado diretamente ao rio, trazendo poluição para as praias e deixando a água imprópria para banhistas.

Com objetivo de localizar ligações impróprias e também pontos de obstrução o robô Azimute Tech tem percorrido as tubulações de drenagem em Balneário Camboriú. Através de uma vídeo inspeção robotizada nas tubulações o equipamento é capaz de encontrar problemas na rede pluvial e identificar as ligações de esgoto não autorizadas.

Esta tecnologia permite a inspeção em locais de difícil acesso, com falta de iluminação, ou mesmo perigosos, como em ambientes contaminados. Este tipo de identificação de precisão também evita a abertura de ruas e calçadas, gerando menos transtornos para população.  

Os impactos positivos deste tipo de tecnologia afetam não só o meio ambiente, através da prevenção de danos em rios e praias. Ele também traz benefícios para população e para o comércio, com resultados imediatos percebidos por moradores e turistas, tornando a cidade mais dinâmica e atrativa.

O uso da robótica pela Azimute Tech contribui para tornar a cidade mais eficaz, econômica e sustentável. Comércio e população são afetados com a melhoria na qualidade de vida, tornando a cidade mais atrativa para uma população que aumenta a cada ano. Ações como esta envolvem tecnologia de ponta e contribuem para deixar um legado positivo de cuidado com o meio ambiente.